quarta-feira, 13 de abril de 2016

A mãe é que sabe || Coisas (in)dispensáveis para receber um bebé

Olá meus amorinhos, como estão? Bem?
Já andava a algum tempo para fazer um post destes, porque acho que é sempre útil, sobretudo para quem está prestes a ser mãe/pai ou ainda está a pensar nisso.
Quando fui mãe pela primeira vez, lembro-me de querer comprar tudo, queria um bercinho de verga, pequenino, que só dão para os 4 primeiros meses, depois comprava um berço normal e maior, lembro-me de querer comprar imensa roupa de recém nascido, brinquedos com fartura. Se não tivesse um bolso tão restrito e alguém do meu lado a dizer-me "tem juízo, eles crescem num instante", acho que tinha-me deixado ir pela emoção da maternidade, que também tem destas coisas, o comprar tudo e mais alguma coisa só porque sim ou porque é fofinho ou a achar que tudo vai dar jeito. Enfim.
Ao longo do tempo, já depois do meu segundo filho nascer, fui percebendo o que realmente dá jeito para receber um recém nascido. Por isso, hoje venho falar-vos sobre alguns essenciais que, na minha visão, são essenciais e dão muito jeito para quando se tem um bebé em casa, e outras coisas que muita gente acha essencial mas é só uma parolice sem jeito nenhum para fazer o pessoal perder a cabeça e gastar um balúrdio.
Então vamos lá começar sobre as coisas indispensáveis.



Imagens da net


1. Biberões - aconselho a que comprem 3, 2 para o leite e 1 para a água. Ah, mas Márcia para quê 2 biberões de leite? Acreditem em mim, vai-vos dar muito jeito, especialmente se tiverem um filho comilão como o meu, que já com quase 8 meses ainda acorda 2 vezes de noite para comer. Eu levanto-me toda zombie para fazer o leitinho e depois de ele terminar vocês não estão à espera de que com a soneira que tenho, me vá levantar só para ir lavar o biberãozinho pois não? É que não mesmo. Deixo o biberão na minha mesa de cabeceira e só na próxima refeição é que o lavo com água quente. Claro está que depois de usar o mesmo biberão duas vezes durante a noite, no dia a seguir, por muito bem que o enxague com água quente, há sempre alguns restos de gordura do leite que fica e por isso o biberão tem que ser lavado com detergente e depois esterilizado para voltar a ser usado. Portanto, se houver 1 biberão suplente, nunca se vão ter que preocupar em lavar e esterilizar constantemente o mesmo biberão para o usar.  


2. Chupetas - Comprem só uma, de preferência uma que se assemelhe ao mamilo (aquelas que parece que tem uma rampa). Isto porquê? Porque assim o bebé não vai estranhar por ter uma chupeta de um formato e o mamilo ser de outro, pode confundi-lo. Assim, se for tudo semelhante não há problema. Não comprem mais do que uma porque pode-vos sair um Mateus, não gosta de chucha nem pela ponta de um cacete. Portanto, se o bebé não gostar é menos dinheiro que desperdiçam. 

3. Sling - Pessoas, vocês não estão bem a ver o jeitaço que isto dá, a sério. Os bebés nos primeiros meses, é normal que chorem e que se sintam desconfortáveis quando ficam sozinhos.Obviamente que nem todos os bebés são assim, por exemplo, o meu mais velho era um bebé super tranquilo, um autêntico come e dorme, já este mais novo foi sempre um chorão (ainda é!), tinha que andar com ele no colo e nunca conseguia fazer as minhas coisas normais do dia a dia, portanto um sling é a solução dos vossos problemas. Ah mas o bebé depois habitua-se ao colo, deixem-se de tretas. Um bebé quando nasce sente-se confuso e desamparado, imaginem viverem num sítio quente, aconchegante, onde nem sequer tinham que se esforçar para se alimentarem, isto durante meses, de repente tiram-nos desse aconchego e vocês têm que pedir por comida, dizerem que têm frio ou calor, que têm medo, isto tudo através do choro. Chega a ser desesperante, acreditem. Com este meu filho mais novo passei as passas do algarve... E não, ele não se habituou nada ao colo, muito pelo contrário, o facto de ter andado com ele aconchegado a mim com um sling, ter-lhe satisfeito a necessidade de colo, de calor, tornou-o bastante autónomo, já gatinha e explora o meio sem medo sem necessitar que eu vá com ele, sim, isto está tudo interligado, mas a seu tempo falarei com mais detalhe sobre esta mecânica. Portanto, invistam num sling e não tenham medo de andar com o bebé ao colo.

4. Sacos próprios para armazenar o leite materno - sim, isto dá imenso jeito. Não sei se sabem mas o leite materno pode ser congelado durante 6 meses, e para isso existem à venda nos supermercados e farmácias, saquinhos próprios para armazenar o leite e congela-lo. Com o Mateus não usei muitos, foi só nas primeiras 2 semanas enquanto o leite "subia" e eu tinha que andar sempre a tirar leite de uma mama porque ele só mamava de uma (sim, eu tinha leite para amamentar um berçário quase), e como ele sempre foi muito mamão e tinha muita força de sucção só uma mama era suficiente para ele. Então, eu tirava o leite da outra mama e congelava, o que é certo é que quando comecei a ficar sem leite ele foi bebendo o leite que tinha congelado e nada se estragou. 


5. Espreguiçadeira - isto é outra coisa que dá um jeitaço. Eu comprei uma igualzinha à da imagem, só que em vermelho, e é uma espreguiçadeira super completa que deu até aos 6 meses do Mateus. Esta, em particular, tem 3 posições: deitado para quando os bebés são mesmo recém nascidos, semi-sentado para quando já são maiorzinhos e tentam chegar aos bonequitos que vêm com a espreguiçadeira, e a posição sentado para quando já são mais velhos tipo 5/6 meses e começam a iniciar as papas. Como ainda são muito pequenos para se sentarem numa cadeira alta, este tipo de espreguiçadeira é boa porque ajuda a que o bebé se mantenha sentado e confortável enquanto o adulto lhe dá a papa. Ela não é barata, eu dei 80€ pela minha mas é um investimento porque dura para algum tempo e sempre se pode guardar para os próximos filhos eheheheh.

6. Bomba de tirar o leite - se os sacos de armazenar o leite materno são importantes, a meu ver, uma bomba de tirar leite faz todo o sentido. Nas primeiras semanas depois do bebé nascer as mamas vão-se encher de leite, é a chamada subida do leite, e o bebé de tão pequeno que é, não tem fome nem sucção suficiente para dar vazão a tanto leite. Apesar disso, é extremamente importante que se tire todo o leite das mamas para que não fiquem caroços (sim, eu tive muitos após o primeiro filho e digo-vos que é horrível) ou, na pior das hipóteses, ganhar mastites, e só uma bomba de leite tem a força necessária para esvaziar as mamas. Hoje em dia já existem muitas marcas, a minha é da Chicco.

7. Máquina de aerossol - este tipo de máquinas são caras e há quem ache que é um desperdício de dinheiro. Eu não acho, eu acho que é uma grande mais valia. Doentes todos os miúdos ficam, bronquiolites podem aparecer, é muito comum, e nada como uma máquina de aerossol para fazer nebulizações com soro fisiológico, tanto a adultos como a crianças. Eu comprei a minha na Chicco logo após o Gabriel nascer, já lá vão 6 anos, e ela ainda está em perfeito estado, como se estivesse nova, e já deu muito jeito tanto a ele, como a mim e agora ao irmão. Portanto, a meu ver, é dinheiro bem empregue e muitas poupanças em idas para o hospital quando eles estão mais congestionados. Só para terem uma noção de preço, a minha custou 100€.

8. Aspirador nasal - muitos de vocês irão torcer o nariz porque não se imaginam a ter que aspirar o nariz de um bebé. Pois, eu também não me imaginava mas já aspirei muitas vezes. Os bebés quando se constipam e ficam com o nariz cheio de ranho, eles não são capazes de fazer força para expelir as secreções, então é aqui que o aspirador nasal entra, umas gotas de soro fisiológico em cada narina para lavar o nariz e amolecer as secreções, depois aspirar com o aspirador nasal é um alívio para eles (apesar de chorarem muito porque aquilo faz-lhes impressão) e poupa-se em idas desnecessárias ao hospital. O que eu uso é igual ao da imagem e podem compra-lo em qualquer farmácia.

9. Espreguiçadeira de banho - quando o meu filho mais velho nasceu eu quis comprar uma coisa destas, não por capricho, mas porque sabia que me ia dar muito jeito e poupava as minhas costas. Mas meia dúzia de pessoas encheram-me os ouvidos "ai isso não é preciiiiso" e desisti de comprar. O que é certo é que eu é que sofria com as dores nas costas por ter que segurar o bebé num braço e lava-lo com o outro, parecendo que não eram 10 min curvada, e para quem tinha feito epidural era um suplício. Desta vez não houve ninguém que me convencesse a não comprar uma coisa destas, comprei e deu-me um jeitão nos primeiros meses. Ficava com as mãos livres para lavar o Mateus e até brincar com ele, aliviava as minhas costas e ele estava sempre seguro. Portanto, acho que vale a pena o investimento, poupam-se muitos desconfortos nas costas. Eu comprei a minha aqui.


Se, a meu ver, existem coisas essenciais para receber um bebé em casa, também existem coisas dispensáveis que além de pouca utilidade, só servem para gastar dinheiro.



1. Esterilizadores de biberões - a sério, este é o topo do desperdício de dinheiro. Ok, pode até facilitar a vida de alguém, mas nunca foi nada que eu quisesse comprar. Esterilizar de uma forma caseira é tão simples e fácil que dar um balúrdio por isto é mesmo desnecessário. Basta colocarem os biberões e as chupetas num tacho com água e levar ao lume deixando a água ferver com tudo lá dentro. Deixa-se ferver por 3 min, depois é só retirar os biberões e as chupetas para cima de um pano para escorrerem et voilà, esterilização feita.

2. Aquecedores de biberão - este é outro que tal, a sério, pode até facilitar em alguma coisa, mas tirar água quente da torneira para uma taça e enfiar lá o biberão para aquecer em banho maria nunca foi tão fácil. Por isso, dar dinheiro por um aparelho destes é desnecessário.

3. Intercomunicador - É assim, este é um daqueles produtos que nem sim nem não. Se a casa for enorme e com andares, então sim, recomendo um intercomunicador para não estarem sempre a ir espreitar o bebé. Agora, se a casa for pequenina e ampla, como é o caso do meu apartamento, não é necessário, o choro de um bebé a berrar ouve-se bem não se preocupem.

4. Muita roupa - Não vale a pena, a sério. Eles crescem num instante, e comprar muita roupa é um grande desperdício de dinheiro. Eu cheguei a comprar alguma roupa de tamanho 0 e 1 e o que é certo é que o Mateus só a usou durante 2 semanas e muita dela está como nova, porque ele já nasceu grande e gorduxo, portanto, não vale a pena. Basta comprar meia dúzia de peças de cada coisa porque logo logo elas vão deixar de servir e é dinheiro que depois fica empatado. 

5. Brinquedos - A sério pessoas, nem vale a pena compra-los. Os miúdos só começam a olhar para alguns brinquedos quando têm 3/4 meses, e não dão importância a todos! Como eles começam pelo tocar para sentir as texturas, preocupem-se em ter alguns peluches, um mobile no berço com música que também chama a atenção deles e estimula a visão e a audição deles. Mais do que isso é desperdiçar dinheiro, a seu tempo eles terão uma enxurrada de brinquedos, não precisam deles mal nasçam.

6. Termómetro para o banho - eu confesso que com o meu primeiro filho usei, mas foram só duas vezes, porque aquilo não é prático. Há bebés que são mais friorentos que outros, portanto há bebés que gostem da água mais quente do que outros, além disso as nossas mãos e braços são ótimos medidores de temperatura de água. Querem melhor?

Com certeza existirão mais coisas que valerão a pena comprar e outras não, mas assim de repente, foram só estas coisas de que me lembrei. Espero que vos seja útil de alguma maneira e já sabem, se tiverem alguma dúvida é só perguntarem que eu respondo.

Beijinho amores










2 comentários:

  1. Um post muito útil sem dúvida.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um post super útil já que eu ainda não fui mãe mas espero ser para breve ...missão que terei de concluir ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar