Bolo de mel e chá verde

Olá meninas!
Já que na semana passada me atrasei com a receita da semana, hoje adiantei-me e trago-vos a receita da semana mais cedo.
Este bolo é especial para quem está numa fase de perda de peso e, sobretudo, para diabéticos e pessoas intolerantes à lactose. Foi a primeira vez que experimentei esta receita, de um livro com imensas receitas do mesmo género. Já tenho o livro há 2 anos, se não me engano, e ainda não tinha experimentado nenhuma das receitas. Sim, shame on me, mas tenho tanta receita ainda para experimentar que todas as que tenho acho que não chegam para uma vida (que exageeeero!).
E o que posso dizer sobre este bolo? É leve, muito fofo e saboroso. Além disso é fácil de fazer.
Vamos à receita.



Ingredientes:

150 ml de mel
120 ml de óleo
150g de farinha
7g de fermento em pó
3 ovos
100 ml de chá verde (de preferência em folha)
80g de açúcar light
100g de stimulance multi fibre mix

Preparação:

1. Ligar o forno a 170º
2. Prepara-se o chá com 150 ml de água
3. Bater o óleo com o açúcar até este ficar mais ou menos dissolvido, e depois juntar o mel e continuar a bater
4. Juntar as gemas, batendo sempre
5. Adicionar 100 ml de chá e de seguida a mistura da farinha com o fermento e a fibra
6. Envolver as claras em castelo
7. Colocar numa forma de bolo inglês e cozer até que esteja cozido

Em relação ao chá, eu fiz com aquelas saquetas de chá verde e ficou ótimo na mesma. Quanto à fibra, a receita pede as 100g de fibra mas ainda não encontrei a marca que a receita pede, então substituí por 6 gramas (2 saquetas) da easyslim gluco 1000 que comprei na farmácia.


O farmacêutico disse que podia ser usado em receitas, eu resolvi experimentar e não ficou nada mal.
A fibra é importante nestas receitas porque, entre muitas outras coisas, retarda a digestão e a absorção dos hidratos de carbono reduzindo, assim, o aumento da glicose no sangue. Mas se não encontrarem ou não quiserem adicionar fibra não há problema! A fibra é só mesmo para facilitar a digestão, até porque eu só acrescentei 6 gramas e não foi por isso que o bolo ficou diferente.
A textura do bolo é maravilhosa, é um bolo que fica húmido e muito fofo. Cá em casa desapareceu num ápice. Experimentem e digam de vossa justiça.


Eu volto para semana com mais uma receita, desta vez bem calórica e pesada (sim,eu já sei qual é que vou fazer), como os doces por norma devem ser ahahah.

Até para a semana!

ML

Sem comentários:

Enviar um comentário