Devil's Cake

Olá meninas!
Já venho atrasada com a receita da semana passada, já que prometi a mim mesma de trazer-vos uma receita todas as segundas feiras. Mas é sempre tempo de vir aqui publicar uma receita deliciosa.
A receita que vos trago hoje é nova. O meu filho mais velho fez anos na semana passada e como eu já estou um bocado farta de bolos com pasta de açúcar, decidi procurar e investir numa receita que fosse diferente e especial.
Como eu gosto muito da Nigella Lawson, decidi pesquisar um bolo que fosse da autoria dela, e dei de caras com o devil's cake. Com certeza existem várias versões do mesmo bolo, até porque li algumas receitas diferentes na minha pesquisa, mas preferi, sem dúvida, a receita da Nigella porque me pareceu mais rica.
O devil's cake não é mais do que um bolo de chocolate recheado e coberto com um creme de chocolate. Muito chocolate, eu sei, ahahahah. Mas o melhor de tudo, é que este não é um bolo de chocolate qualquer e não é pelos ingredientes que isso se vê, obviamente, mas sim ao provar. Como pasteleira e cake designer, nunca fiz nem nunca comi um bolo de chocolate tão delicioso.
Só para vos aguçar as vistas (e o apetite também), vejam o aspeto dele.


Eu decorei o meu devil's cake com pintarolas porque o meu filhote assim preferiu, mas podem decorar como quiserem ou até mesmo deixa-lo sem nada.
Garanto-vos que, depois de comerem o primeiro bocadinho, o difícil vai ser parar.
Então, vamos à receita.

Ingredientes:

Para o bolo:

50g de cacau
100g de açúcar mascavado escuro
250ml de água fervida
125g de manteiga sem sal
150g de açúcar normal
225g de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 ovos grandes

Para o recheio e cobertura:

125ml de água
30g de açúcar mascavado escuro
175g de manteiga sem sal
300g de chocolate em pepitas ou em tablete

Preparação:

Do bolo:

1. Ligar o forno a 180º e untar uma forma de 20 cm
2. Misturar o cacau, o açúcar mascavado e a água fervida até que tudo se dissolva
3. Depois, à parte, misturar os ingredientes secos: a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio
4. De seguida, bater na batedeira, a manteiga com o açúcar e depois juntar a essência de baunilha
5. Quando tudo estiver homogéneo, misturar metade da farinha e 1 ovo e bater até que tudo esteja envolvido, e só depois acrescentar a outra metade da farinha e o 2º ovo
6. Com a batedeira no mínimo, ir juntando a mistura do cacau
7. Colocar na forma e levar ao forno até que fique cozido. No meu forno em 40 min fica pronto, mas isso depende do forno de cada uma

Do recheio e cobertura:

1. Colocar a água, o açúcar mascavado e a manteiga numa caçarola e levar ao lume até que o açúcar e a manteiga se derretam
2. Depois desliga-se o fogão e acrescenta-se o chocolate, esperando uns minutos até que ele amoleça o suficiente para mexer, até tudo ficar homogéneo
3. Depois é só esperar que o bolo arrefeça (e é mesmo muito importante que o bolo arrefeça), rechear e cobrir com o creme, et voilá!



É importante que a escolha do chocolate para o recheio e cobertura seja de boa qualidade, caso contrário, irá comprometer tudo. Eu usei o chocolate de leite da marca Callebaut. Este chocolate é de ótima qualidade, vem em pacotes de 1kg e em forma de pepitas, e ele pode ser comprado em lojas para decoração de bolos. Eu comprei na loja "Isto faz-se". Mas também podem usar chocolate picado, desde que tenha 70% de cacau.
Outra coisa importante é deixar arrefecer o bolo antes de o rechear e cobrir, porque este bolo é tão fofo que se se tentar corta-lo logo, ele parte-se todo.
O açúcar mascavado escuro comprei no El Corte Inglés. Não aconselho a substituírem o açúcar mascavado escuro pelo normal porque vai alterar a consistência do recheio e cobertura.
Por fim, quando fizerem o recheio/cobertura, é normal a consistência ficar líquida mas asseguro-vos que se não falharem nos ingredientes e suas quantidades, ele vai ficar com a consistência adequada. O que eu fiz para acelerar o processo foi colocar o recheio um bocadinho no frigorífico.
E pronto, é isto. Espero que se deliciem com esta receita, tanto quanto cá em casa nos deliciámos. Este bolo de "devil" só se for nas ancas, porque no paladar é simplesmente "heavenly" ahahahah.


ML


Sem comentários:

Enviar um comentário