Folhado de Chocolate

Olá meninas!
Antes de mais, quero dizer que no separador "receitas" aqui do blog eu postarei maioritariamente receitas sobre pastelaria e padaria porque são as duas áreas da cozinha onde me sinto como peixe na água. Isso não quer dizer que não possa vir a postar outro tipo de receitas, mas no geral serão sobre doçaria e padaria.
Hoje, como forma de inaugurar o blog, começo com uma receita super simples, super rápida e super boa. Um folhado de chocolate, então vamos lá.

Ingredientes: 

1 base de massa folhada de qualquer marca
1 tablete (ou 2, depende do comprimento do folhado que se quer) de chocolate à escolha
1 ovo para pincelar

Preparação:

Por norma, as bases de massa folhada de compra já vêm esticadas, prontas a usar. É só colocar a base num tabuleiro forrado com papel vegetal e depois colocar no centro da mesma a tablete de chocolate, como mostra a figura. Eu usei chocolate de leite porque aprecio, mas pode-se usar qualquer tipo de chocolate.

(imagem retirada da net)

Depois é só fazer cortes na massa, como mostra a figura, envolvendo a tablete de chocolate, pincelar todo o folhado com o ovo e levar ao forno a 180ºC até a massa ficar cozida e douradinha. Como não tirei fotos enquanto preparava tive que arranjar uma imagem da net a ilustrar o procedimento, no caso da imagem é marmelada e queijo. 
Como recheio pode-se usar o que se quiser, ficando ao critério de cada uma. Em termos de acabamento, para não ficar tão simples, coloquei por cima amêndoa laminada.
Na próxima vez que repetir a receita vou experimentar fazer com recheio de maçã, deve ficar delicioso também.

O meu folhado de chocolate ficou assim:



Uma boa sugestão, e foi a que usei, é acompanhar um fatia do folhado quentinho com uma bola de gelado. 


Eu acompanhei com gelado de brownie de chocolate da Carte D'or que há muito tempo andava para experimentar, e é simplesmente divinal. Só o gelado em si é um pecado dos deuses, então com este folhado o contraste das texturas na boca é soberbo.
E é isto, espero que experimentem e apreciem. :)


ML


Sem comentários:

Enviar um comentário